Evangelho de hoje - Terça-feira 23 de Agosto de 2022

Evangelho do dia ( Mt 13,44-46)

Naquele tempo disse Jesus à multidão: 44 “O Reino dos Céus é como um tesouro escondido no campo. Um homem o encontra e o mantém escondido. Cheio de alegria, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquele campo. 45 O Reino dos Céus também é como um comprador que procura pérolas preciosas. 46 Quando encontra uma pérola de grande valor, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquela pérola”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Reflexão

Cuide do que é realmente importante.


O texto do Evangelho de Mateus é duro e muito claro. Falsas aparências, concessões para benefício próprio, abuso de autoridade e injustiça não têm nada a ver com o que Jesus ensina ou com a Lei judaica. Jesus se apresenta como o profeta que denuncia os hipócritas escribas e fariseus, mas Mateus vai além e destaca como aqueles que se dizem mestres não são os que realmente ensinam a verdade, mas que o único Mestre é Jesus. E ele usa, neste último dos cinco discursos de Jesus, o gênero da controvérsia. É como um grande debate e os sete ais intensificam os argumentos de Jesus. O objetivo é expor aqueles que se dedicam apenas a interpretar os textos da Lei, cumpri-los com grande ridículo e interesse, e exigir que outros cumpram até a exaustão, especialmente os mais fracos e indefesos. A comparação é genial: “Guias cegos, que filtram o mosquito e engolem o camelo!” Dos animais declarados impuros na lei mosaica, o mosquito é o menor e o camelo o maior.

O convite é claro, não devemos seguir aqueles mestres que se desmerecem com sua atitude e testemunho de vida, mas sim o verdadeiro Mestre, que é Jesus. E por que, o que Jesus faz? Jesus se preocupa com o que é verdadeiramente importante, a dignidade de cada ser humano, o amor misericordioso de um Deus que é Pai, "direito, compaixão e sinceridade".

Hoje celebramos Santa Rosa de Lima, uma jovem dominicana da cidade de Lima na época colonial, padroeira da América. Gostaria de destacar uma frase do processo de canonização: "O amor de Deus a fez gozar de uma doçura na oração que compensava a amargura que o conhecimento do mal e do pecado produzia nela". Ter fé não é fechar os olhos para a realidade, mas olhar para ela com os olhos misericordiosos de Deus. E isso só é possível quando o próprio amor de Deus é saboreado na oração. Não se faz em um dia ou em um momento de fervor, grandes místicas como Rosa de Lima nos ensinam que cuidar da vida espiritual é tarefa de uma vida e de cada um de seus dias, sabendo que é amado por Deus com aquele seu amor, o mais puro e generoso, aquele que cria e recria porque tudo o que faz "é bom". A partir daí podemos ver um pouco mais o que significa ser coerente com nossa fé, pois aprenderemos cada vez mais a deixar nosso amor tantas vezes egoísta e ferido, e amar mais com o amor de Deus. A pureza e doçura do amor e da fé de Rosa de Lima é corajosa e forte, alimenta-se do amor de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Nossa Senhora Menina:

Poucos são os que veneram a bem-aventurada Virgem Maria em sua infância “cheia de graça”. Mas isso está mudando A infância da Virgem Ma...

FACEBOOK