Evangelho de hoje - Quinta-feira 25 de Agosto de 2022

 Evangelho do dia (Mt 24,42-51)


Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 42 “Ficai atentos, porque não sabeis em que dia virá o Senhor! 43 Compreendei bem isso: se o dono da casa soubesse a que horas viria o ladrão, certamente vigiaria e não deixaria que a sua casa fosse arrombada.

44 Por isso, também vós ficai preparados! Porque na hora em que menos pensais, o Filho do Homem virá. 45 Qual é o empregado fiel e prudente, que o senhor colocou como responsável pelos demais empregados, para lhes dar alimento na hora certa?

46Feliz o empregado, cujo senhor o encontrar agindo assim, quando voltar.

47 Em verdade vos digo, ele lhe confiará a administração de todos os seus bens. 48 Mas, se o empregado mau pensar: ‘Meu senhor está demorando’, 49e começar a bater nos companheiros, a comer e a beber com os bêbados; 50então o senhor desse empregado virá no dia em que ele não espera, e na hora que ele não sabe. 51Ele o partirá ao meio e lhe imporá a sorte dos hipócritas. Ali haverá choro e ranger de dentes”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão

Jesus e os discípulos: vivendo à espera do encontro com ele.

Jesus nos fala sobre o fim dos tempos (“a vinda do Filho do homem”) e que devemos estar preparados para isso. E ele o ilustra com parábolas, que são um alerta: o dono da casa pode estar ausente, mas está atento para proteger seus interesses (temos também o cuidado de não trair nosso comportamento descuidado ou nossa indiferença?)

Jesus também fala de dois mordomos, um fiel (e por isso é recompensado), o outro perverso (que merece punição). 

Com isso, Jesus mostra uma crítica aos líderes de Israel; mas além dessa censura a um grupo específico, a parábola quer dar a todos nós uma advertência escatológica: enquanto se espera a vinda do Senhor, convém adotar a atitude do mordomo fiel. 
É verdade que o atraso que a história menciona mostra que a comunidade de Mateus já não espera que essa vinda seja iminente (sem dúvida a segunda geração cristã está começando a relaxar), mas o Senhor virá e devemos viver de acordo com seus ensinamentos . 
A data é o mínimo. O que importa é viver com atenção e estar sempre disponível e disposto.

Essa vinda definitiva do Senhor, tem algo a ver com a nossa vida presente? 
E esse aviso de Jesus, nos faz acordar da nossa sonolência?

Amém!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Nossa Senhora Menina:

Poucos são os que veneram a bem-aventurada Virgem Maria em sua infância “cheia de graça”. Mas isso está mudando A infância da Virgem Ma...

FACEBOOK