São José, esposo da Virgem Maria - Modelo de pai e protetor da Sagrada Família

Comemorado nesta sexta-feira, 19, o Dia de São José é uma das datas mais celebradas por católicos de todo o mundo. Por ser um santo bastante popular, sua crença é fortalecida principalmente por aqueles que são seus padroeiros, como os trabalhadores.

Esposo da Virgem Maria, modelo de pai e esposo, protetor da Sagrada Família, São José foi escolhido por Deus para ser o patrono de toda a Igreja de Cristo.

Seu nome, em hebraico, significa “Deus cumula de bens”.

No Evangelho de São Mateus, vemos como foi dramático para esse grande homem de Deus acolher, misteriosa, dócil e obedientemente, a mais suprema das escolhas: ser pai adotivo de Nosso Senhor Jesus Cristo, o Messias, o Salvador do mundo.

“Quando acordou, José fez conforme o anjo do Senhor tinha mandado e acolheu sua esposa” (Mt 1,24).

O Verbo Divino quis viver em família. Hoje, deparamo-nos com o testemunho de José, “Deus cumula de bens”; mas, para que este bem maior, penetrasse na sua vida e história, ele precisou renunciar a si mesmo e, na fé, obedecer a Deus acolhendo a Virgem Maria.

Da mesma forma, hoje São José acolhe a Igreja, da qual é o patrono. E é grande intercessor de todos nós.

Que assim como ele, possamos ser dóceis à Palavra e à vontade do Senhor.

Oração a São José
A vós, São José, recorremos em nossa tribulação e, tendo implorado o auxílio de vossa santíssima esposa, cheios de confiança, solicitamos também o vosso patrocínio.

Por esse laço sagrado de caridade que vos uniu à Virgem Imaculada Mãe de Deus, e pelo amor paternal que tivestes ao Menino Jesus, ardentemente vos suplicamos
que lanceis um olhar favorável sobre a herança que Jesus Cristo conquistou com o seu sangue, e nos socorrais em nossas necessidades com o vosso auxílio e poder.

Protegei, ó guarda providente da divina Família, o povo eleito de Jesus Cristo. Afastai para longe de nós, ó pai amantíssimo, a peste do erro e do vício. Assisti-nos do alto do céu, ó nosso fortíssimo sustentáculo, na luta contra o poder das trevas, e assim como outrora salvastes da morte a vida ameaçada do Menino
Jesus, assim também defendei agora a Santa Igreja de Deus das ciladas do Inimigo e de toda adversidade.

Amparai cada um de nós com o vosso constante patrocínio, a fim de que, com vosso exemplo e sustentados com o vosso auxílio, possamos viver virtuosamente,
morrer piedosamente e obter no céu a eterna bem-aventurança. 

Amém.

Veja também:
Primeiro dia da Novena de São José


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

O Apóstolo da Internet: A Inspiração de Carlo Acutis para a Nova Geração

Carlo Acutis foi um jovem italiano que se destacou por sua devoção religiosa e habilidade com a tecnologia. Nasceu em 3 de maio de 1991, em ...

FACEBOOK